-
Arquitetos: Ese Colectivo
- Área: 87 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Punto Dos
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Ecuaplastic, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Guabo é um projeto de reabilitação e ampliação de uma antiga casa desenvolvida pelo MIDUVI, em um terreno no contexto rural de Yaruquí, a leste da cidade de Quito, Equador. O espaço original era composto por dois quartos, banheiro, cozinha e área social em apenas 25m2. O requisito era realizar uma extensão da casa que permitisse uma área social mais confortável, que reforçasse a relação com o jardim frontal e aproveitasse ao máximo a construção existente. O novo projeto é pensado como uma casa para uma família de três pessoas.
A ampliação mantém a largura da casa original e se estende em direção ao jardim respeitando os recuos e a cobertura de duas águas, procurando não afetar a vegetação do terreno. Para o novo espaço social é proposto um pátio interno mínimo que visa preservar uma árvore existente e funciona como separador e distribuidor entre a zona privada - casa original - e a zona pública - ampliação. A construção é uma estrutura de madeira de eucalipto que se fecha no perímetro através de paredes de taipa, cuja modulação na subestrutura marca os vãos, janelas e acessos.
Para a nova cobertura são mantidas as inclinações com um pequeno deslocamento que permite a entrada de luz zenital. Esse deslocamento marca outro eixo estrutural interno, o mesmo que organiza a cozinha e a divisão entre o pátio e o estúdio. A nova cobertura é resolvida com um sistema leve tipo "sanduíche" que permite reduzir a carga na estrutura de eucalipto e se estende em direção ao jardim, criando uma varanda frontal. Este espaço é formado lateralmente pela estrutura, na frente por um amplo painel que oferece vista para o jardim e, ao fundo, Quito estendida ao longo das encostas do Pichincha.
No interior da construção existente, a distribuição é reorganizada para proporcionar conforto e amplitude aos espaços privados. O único banheiro existente foi transformado em dois banheiros completos para o novo projeto. As paredes perimetrais, a cobertura e o contrapiso são preservados quase na sua totalidade. O resultado é um volume alongado onde a construção original se diferencia claramente da ampliação.
O espaço original, onde predomina o branco e os espaços fechados, contrasta com o espaço avermelhado da área social. As paredes de terra, a estrutura de eucalipto e os revestimentos de madeira constroem um espaço acolhedor, alto e amplo. Devido à orientação do projeto, durante o entardecer, o sol atravessa o painel quase horizontalmente e atinge a árvore existente, projetando a sombra dos galhos sobre o pátio interno.